Projetos
PESQUISA E DESENVOLVIMENTO
Prática pedagógica com educação física na educação básica e suas relações com a saúde e com a tecnologia
Período de execução: 2024-atual.
O professor de Educação Física tem atuação marcante nas escolas brasileiras, em função da profunda adesão por parte dos alunos em suas práticas pedagógicas, sobretudo com/por meio de práticas corporais. O trabalho pedagógico é desenvolvido tanto em disciplinas (componente curricular Educação Física e/ou disciplinas extracurriculares correlacionadas), como em projetos/atividades extracurriculares. Nesse contexto, um desafio presente são as relações entre suas práticas pedagógicas com a saúde e a tecnologia. Diante disso, o presente projeto tem por objetivo investigar e propor soluções na relação entre práticas pedagógicas da educação física na escola, saúde e tecnologia. Nesse sentido, o referido projeto envolve as seguintes etapas: 1) diagnóstico e identificação do problema, 2) formação colaborativa, 3) criação de produto técnico/educacional, 4) implementação de produto técnico/educacional, 5) avaliação dos resultados.
Promoção da saúde em grupos - PROSAG: tecnologia de gestão do cuidado em saúde
Período de execução: 2023-atual.
Este projeto tem por objetivo compreender as principais dificuldades enfrentadas por cuidadores de grupos regulares que possuem em seu escopo a promoção da saúde, no que se refere a gestão do cuidado, bem como desenvolver um software-protótipo de gestão do cuidado que venha a subsidiar essa função. Toma como materialidade empírica os cuidadores de grupos regulares (que se encontram semanalmente) que tem, entre seus objetivos, a promoção da saúde. Serão abordados os cuidadores vinculados ao Programa de Qualidade de Vida dos Servidores do IFCE (PQV) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Os dados serão coletados por meio de grupo de trabalho com os cuidadores de grupos, com gravação e transcrição de falas a serem analisadas por análise de conteúdo do tipo análise temática, a ser realizada com o apoio de um software de análises qualitativas de modo a contribuir com a melhor organização, análise e categorização das falas. O desenvolvimento do software-protótipo se dará por meio do paradigma da prototipação, e gerenciamento por meio da metodologia Scrum, em cinco etapas: mapeamento de grupos; formação do grupo de trabalho com os cuidadores; encontros com o grupo de trabalho; prototipação; e encaminhamentos. Com esse projeto espera-se potencializar a resolutividade da promoção da saúde em grupos regulares por meio da criação de um software-protótipo e sugerir melhorias para os principais desafios evidenciados pelos cuidadores dos grupos.
Materiais Didáticos Digitais e Interativos (MADDIs) para Educação Física Escolar: Sistematização da demanda de ensino a partir de docentes
Período de execução: 2020-atual.
A MADDIs-EF Materiais Didáticos Digitais e Interativos para a Educação Física é uma rede de pesquisa e desenvolvimento tecnológico que reúne pesquisadores de 10 Instituições de Ensino brasileiras e estrangeiras para desenvolver estudos e propor soluções tecnológicas voltadas para o ensino de Educação Física na Educação Básica. Considerando a produção do conhecimento em Educação Física, uma das deficiências que comprometem a qualidade da educação formal no país é a carência de materiais didáticos que respondam à matriz nacional de documento curricular (Base Nacional Comum Curricular - BNCC), com foco na resolução de problemas adequados à realidade escolar. Este projeto se inscreve na busca de sistematizar material didático digital e interativo para a Educação Física escolar. Para tanto, isto se dará a partir de uma pesquisa de intervenção social que investe na realidade da escola e nos saberes e desejos de alunos e professores como desencadeadores dos usos de tecnologias na escola. Tal pesquisa busca, nas intenções didáticas dos professores de redes públicas de ensino, sistematizar os objetivos e estratégias de ensino em protótipos de materiais didáticos digitais e interativos que dialogue com as habilidades sugeridas no documento da política de orientação curricular no brasil (BNCC). Os protótipos passarão por momentos de experimentação em salas de aulas reais para divulgação em plataforma de livre acesso aos professores de todo país. O objetivo central desta pesquisa é identificar e sistematizar os objetivos de ensino-aprendizagem (objetos de aprendizagem/habilidades) e estratégias de interação dos(as) professores(as) de Educação Física, com fins de construção da plataforma MADDIs (Materiais Didáticos Digitais Interativos) como estrutura capaz de potencializar o fazer docente no Ensino Fundamental e Médio.
Práticas pedagógicas e a formação em saúde e tecnologia: qual a demanda dos professores da educação básica?
Período de execução: 2024-atual.
A educação básica brasileira assume a finalidade do pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Nesse contexto, passam a ser temas importantes temas como os direitos humanos, aí incluso a saúde em seu conceito amplo, e a educação digital, ambos presentes nas diretrizes e bases da educação nacional desde 2021 e 2023, respectivamente. A implementação destas propostas demanda compreender o contexto particular das escolas. Nesse sentido, o presente projeto tem por objetivo avaliar a demanda de professores da Educação Básica acerca da formação em saúde e em tecnologia para desenvolvimento de suas práticas pedagógicas. Com abordagem quantitativa e qualitativa, envolve a aplicação de questionários e a realização de entrevistas. As análises serão realizadas por meio de estatística descritiva e análise temática. Consiste na primeira etapa de um projeto mais amplo, que envolve as seguintes etapas: 1) diagnóstico e identificação do problema, 2) formação colaborativa, 3) criação de produto técnico/educacional, 4) implementação de produto técnico/educacional, 5) avaliação dos resultados. Concomitante ao projeto investigativo, serão confeccionados cards educativos voltados para divulgação do projeto e temas evidenciados no material empírico levantado.
Promoção da saúde em grupos - PROSAG: tecnologia de gestão do cuidado em saúde
Período de execução: 2023-atual.
Descrição: Este projeto tem por objetivo compreender as principais dificuldades enfrentadas por cuidadores de grupos regulares que possuem em seu escopo a promoção da saúde, no que se refere a gestão do cuidado, bem como desenvolver um software-protótipo de gestão do cuidado que venha a subsidiar essa função. Toma como materialidade empírica os cuidadores de grupos regulares (que se encontram semanalmente) que tem, entre seus objetivos, a promoção da saúde. Serão abordados os cuidadores vinculados ao Programa de Qualidade de Vida dos Servidores do IFCE (PQV) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Os dados serão coletados por meio de grupo de trabalho com os cuidadores de grupos, com gravação e transcrição de falas a serem analisadas por análise de conteúdo do tipo análise temática, a ser realizada com o apoio de um software de análises qualitativas de modo a contribuir com a melhor organização, análise e categorização das falas. O desenvolvimento do software-protótipo se dará por meio do paradigma da prototipação, e gerenciamento por meio da metodologia Scrum, em cinco etapas: mapeamento de grupos; formação do grupo de trabalho com os cuidadores; encontros com o grupo de trabalho; prototipação; e encaminhamentos. Com esse projeto espera-se potencializar a resolutividade da promoção da saúde em grupos regulares por meio da criação de um software-protótipo e sugerir melhorias para os principais desafios evidenciados pelos cuidadores dos grupos.
Design digital: criação de website, conteúdo para mídias sociais e prototipagem para um grupo de pesquisa em tecnologia, saúde e educação
Período de execução: 09/2023-10/2024.
O presente projeto tem como propósito principal a criação e implementação de soluções visuais abrangentes, englobando o desenvolvimento de um website, a divulgação estratégica de conteúdos nas redes sociais e a prototipagem de um software, no âmbito do Grupo de Pesquisa em Tecnologia da Informação, Saúde e Educação (TISE). Essas soluções visam efetivamente promover e disseminar materiais relevantes nas áreas de saúde, educação e tecnologia, direcionados ao público externo. Sob a perspectiva metodológica, as etapas de produção do website, a geração de conteúdos criativos (CARDs) para as redes sociais e a elaboração do protótipo de software serão conduzidas de forma sistemática e colaborativa, envolvendo consultas frequentes aos pesquisadores do grupo. Trata-se de um projeto de iniciação científica com discentes do curso técnico subsequente em Informática do IFCE.
Levantamento de requisitos e prototipagem para um sistema de gestão de cuidado em saúde para grupos de práticas corporais
Período de execução: 09/2023-10/2024.
Este projeto tem por objetivo desenvolver versões preliminares do software-protótipo de um sistema que venha a subsidiar a gestão do cuidado de grupos dedicados às práticas corporais. Toma como materialidade empírica os cuidadores de grupos regulares (que se encontram semanalmente) que tem, entre seus objetivos, a promoção da saúde. Serão abordados dois grupos de cuidadores: no Brasil, aqueles vinculados ao Programa de Qualidade de Vida dos Servidores do IFCE (PQV) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Com esse projeto espera-se potencializar a resolutividade da promoção da saúde em grupos regulares por meio da criação de um software-protótipo e sugerir melhorias para os principais desafios evidenciados pelos cuidadores dos grupos. Trata-se de um projeto de iniciação científica com discentes do curso técnico subsequente em Informática do IFCE, vinculado ao projeto PROSAG.
EXTENSÃO
Esporte, saúde e segurança do (a) trabalhador (a)
Período de execução: 2023-atual.
O projeto de extensão “Esporte, saúde e segurança do (a) trabalhador (a)” oferta para a comunidade externa, em especial aos trabalhadores e às trabalhadoras, a prática esportiva. Atrelado a isso, articular com atividades de ensino e pesquisa de forma indissociável, viabilizando uma relação transformadora entre a instituição de ensino superior (IES) e a sociedade, no escopo da saúde e segurança do trabalho. Assim, são desenvolvidas ações em conjunto com os cursos do IFCE - Campus Morada Nova, sobretudo o Curso Técnico em Segurança do Trabalho.
Dia Mundial da Saúde 2023
Período de execução: 18/04/2023.
O Dia Mundial da Saúde é comemorado em 7 de abril, criado pela Organização Mundial da Saúde. É uma data importante para refletirmos sobre as necessidades da população no que diz respeito à saúde.No dia 18 de abril de 2023 (terça) realizamos ações de avaliação física, aula de dança e educação nutricional em alusão ao Dia Mundial da Saúde, no IFCE, Campus Morada Nova. Participaram desta ação servidores, comunidade acadêmica e comunidade geral.
FORMAÇÃO
Autorrastreamento e plataformização: produção de significados sobre práticas de dados na cultura digital
Período de execução: 21/10/2023.
Roda de conversa intitulada "Autorrastreamento e Plataformização: Produção de Significados sobre Práticas de Dados na Cultura Digital", com o professor Marcio Roberto de Lima, docente da Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ.
Diretrizes metodológicas para revisão sistemática, escopo e integrativa
Período de execução: 28/02/2023.
Palestra com o professor Samuel Miranda Mattos sobre diretrizes metodológicas para elaboração de revisão sistemática, escopo e integrativa.